Especial | Guerra do Contestado - parte III

El Divino | patrimônio de Florianópolis

 


 No final do século XIX, mais precisamente em 1897, quando o patrimônio que abrigou a Inspetoria de Rios e Portos foi construído, não se poderia imaginar que ali, depois de uma minuciosa restauração, nasceria o bem sucedido empreendimento El Divino. No local onde antes funcionários da Inspetoria se ocupavam da construção de pontes, trapiches e serviços alfandegários, há dez anos se ouve boa música, muita diversão e degusta-se o melhor da cozinha nacional e internacional. O dia-a-dia desta construção, que já  reuniu antigas oficinas de navios, um armazém e um setor de comunicação marítima, não é o mesmo. Cedeu lugar à melhor balada de Floripa.
A Inspetoria de Rios e Portos servia de apoio para qualquer tipo de embarcação que atracava no canal da Baía Norte. Com esse passado intimamente ligado à história da economia e desenvolvimento, a sede da antiga inspetoria foi tombada em 1993. O local retomou a relação com o desenvolvimento econômico da cidade com o El Divino - um empreendimento que viabilizou a recuperação e conservação do patrimônio. Hoje, a casa noturna é uma referência turística na Ilha.
Merece destaque a geração de empregos diretos e indiretos. O papel fundamental do empreendimento é profissionalizar o turismo por meio de uma seleção criteriosa de seus colaboradores.



Restauração
               

 O trabalho de restauração das instalações da antiga inspetoria levou cerca de 10 meses para ficar concluído e exigiu uma equipe de 25 profissionais, entre engenheiros, arquitetos e pessoal da mão-de-obra. A recuperação de algumas estruturas do casarão foi uma tarefa minuciosa e complicada que exigiu muita competência técnica.
As paredes voltadas para a Rua Almirante Lamego, por exemplo, estavam inclinadas em torno de 26 centímetros. Para corrigir o problema, foram usados cabos de aço para puxá-las para a posição original. A cada dia, meio centímetro era realinhado.
O telhado é outro exemplo do trabalho detalhado da recuperação. A estrutura que sustenta o telhado da pista de dança foi completamente restaurada, de modo a preservar a armação original e algumas telhas francesas que, inclusive, datam da época da construção do prédio. Em razão do tombamento, toda a restauração seguiu as normas estabelecidas pelo Ipuf - Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis.      

1914 | A investida rebelde sobre Lages
DJs que marcaram nestes últimos 10 anos
Site e números
El Divino | Lounge, Beach e Club
Sucesso marca 10 anos de parceria
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet