Editoriais

As voltas que o mundo dá



 A primeira vez que vi Cacau Menezes na TV foi há 25 anos, quando vinha de Curitiba dirigindo meu Gurgel e fui parado numa blitz do delegado Elói, na Serraria. A televisão do posto policial estava ligada e quando Cacau apareceu na tela todos os policiais que estavam conferindo documentos pararam para assistir ao quadro do amado e polêmico jornalista, e só voltaram à atividade depois do “Valeu, Rapeize!”, que durante anos foi a marca registrada do “Amarelo”. “Esse cara deve ser importante na cidade”, pensei, e não podia estar mais certo.
Documentos em dia, Elói me liberou e atravessei a ponte Hercílio Luz. Quando vi a cidade tive a certeza de que era aqui mesmo que eu queria criar meus filhos e viver o resto dos meus dias. Na primeira semana conheci Manoel de Menezes, pai do Cacau, e sua irmã Kátia. Passei a fotografar para a extinta revista “A Verdade” e fiz várias viagens pelo estado a bordo do Maverick vermelho do “seu” Manoel. Depois de pouco tempo conheci Cacau, trabalhamos juntos em “O Estado”, emplaquei várias fotos em sua coluna no “mais antigo” e lá se vão mais de duas décadas de amizade e companheirismo.
É com muito orgulho que publico uma entrevista com o jornalista que, sem papas na língua, disse o que gosta e o que não gosta na cidade e nas pessoas, enquanto ouvia Rolling Stones na Itapema FM e comia pinhão, de short e chinelo de dedo, na véspera de mais um jogo com O Beijo. O mais difícil foi selecionar, entre milhares de fotos, as melhores imagens para ilustrar a entrevista que você lê na página XX.
Mas tem muito mais nas outras páginas desta Mural. Francine Amaral posou para minhas lentes numa tarde de outono nos belos salões da Alameda Casa Rosa e nem reclamou do frio. Conta que está namorando e encara o desafio de viver em outro país e se arriscar na carreira de atriz. Está tudo no Ensaio, que começa na página XX.
No Mural da Moral, como já é costume, os belos e belas que enfeitam e agitam a noite da ilha, além da belíssima cerimônia de casamento dos meus amigos Joel Niehbur e Fernanda Bald.
O Fala Fotógrafo traz as belas imagens dos vencedores da XV Maratona Fotográfica de Florianópolis, evento da prefeitura que neste ano contou com o apoio da Udenio Nikon, representante da marca mundialmente famosa de equipamentos fotográficos que acaba de aterrissar na ilha. Meu filho João participou do concurso e resolvemos também publicar no “Fala Caçula” suas melhores fotos produzidas por ele para a Maratona. A Udenio também apoiou a festa da Mural 48 e cedeu duas Coolpix – uma bela máquina compacta que qualquer um pode usar -  para Vanessa Martinelli e seu namorado, o cantor Vinícius testarem suas habilidades de fotógrafos. O material ficou uma beleza, mas disseram por aí que foi mais por causa da alta tecnologia do equipamento que pelo talento dos dois. Eu acho que foi um pouquinho de cada coisa, mas vendo o Mural de Vanessa e Vinícius na página XX você pode tirar suas próprias conclusões.
Leozinho do Oculto lista as músicas que agitaram as pistas no mundo inteiro, e a ameixa preta é a Fruta da Hora, com fotos de Laura Sacheti.
Matando saudades da Jamaica, Caio Cezar, meu filho mais velho, traz algumas fotos da passagem do The Wailers pelo palco da Pacha. Caio também revela, finalmente, qual foi o nome escolhido para o cachorro do Andrade. Cláudia Santos é a vítima da vez na Rupptura, e as cobaias radicais encararam dois tipos de rapel, na cachoeira e na pedra.
O Fala Mulher mostra a sensibilidade da desenhista Camila Morro Lemos, que foi convidada a ilustrar o canadense “The Fortune Cookie”, sobre cultura chinesa.
Na seção sobre o Mercado do Sim, o craque Norton José mostra os melhores momentos do Casamento de Bárbara Langaro Figueiró e Sérgio Von Schneling.
É isso, galera. Tem muito mais nas XXX páginas deste mês. Um beijo e um abraço para todos e divirtam-se.

Marco Cezar®


P.S.| Enquanto vocês folheiam esta Mural eu já estou preparando a especialíssima edição número 50.  Aguardem.




   
Através do olhar
FRANCINE AMARAL | Mural 49 | Official Paris
Embalado...
E viva o verão!
Mural 51: Uma Boa Ideia
50 vezes ufaaaa!
Tem novidade na área!
No reinado do momo
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet