Fala Mulher

O Mundo em Domicílio

           
 Ficar livre do stress do trânsito, não correr o risco de ter o carro roubado  ou danificado no estacionamento – isso se encontrar vaga para deixar o carro - e obter um serviço especializado tem sido o combustível ideal para promover profissionais que colocam o mundo dentro da casa das pessoas. Em busca de comodidade, de segurança ou de orientação, os clientes se multiplicam e esse mercado, que atende em domicílio, cresce vertiginosamente nas megalópoles, mas também já ganha força nas cidades menores. Essa realidade está se configurando, inclusive em Florianópolis,  e não são poucas as profissionais que estão vivendo dos ganhos que recebem por essa assessoria.  Acostumadas a fazer visitas em domicílio, as mulheres sempre aproveitaram esse nicho de mercado para colaborar com o orçamento doméstico de suas famílias, vendendo produtos como cosméticos, jóias e semi-jóias, elaborando cardápios congelados, entre outros. E, cada vez mais, alguns desses trabalhos ganham qualidade e sofisticação.
 
 
________________________________________________________________________________

 
Sacoleiras


Mulheres que têm o talento para o comércio e pretendem chegar bem longe na atividade fazem sacrifícios, sofrem perdas e enfrentam a saudade da família durante as viagens de compras. Mas as tão conhecidas sacoleiras conseguem uma renda mensal respeitosa de dar inveja a muitas categorias profissionais. E não se engane. Existem vários perfis de sacoleira. As chiques - que compram peças de grife para clientes exclusivos -, sacoleiras que viram empresárias – donas de confecções -, sacoleiras eróticas – que organizam reuniões divertidíssimas para apresentar as novidades do mercado do sexo, mas também atendem individualmente aqueles que, motivados pela timidez de freqüentar lojas dessa natureza, preferem a privacidade do lar.


________________________________________________________________________________

 
Consultora de produtos de beleza
 

 Essa foi, talvez, uma das primeiras atividades de venda em domicílio que sobreviveu por décadas. As consultoras já estão um passo adiante da vendedora comum de cosméticos de antigamente. Elas conhecem mais profundamente os produtos e suas aplicações. A tecnologia para ampliar os efeitos “mágicos” de algumas linhas de produtos, como a de rejuvenescimento, é a coqueluche das mulheres, mas vêm provocando o mesmo desejo nos homens, consumidores exigentes e atentos.
Jordana de Lima é uma consultora da Natura e garante que tem uma excelente renda mensal, exatamente porque tem uma rede de relacionamento ampla e os produtos apresentam tecnologia, qualidade e eficiência. “Bons produtos são um facilitador que proporcionam o aumento das vendas”, adverte. “A Natura oferece diversos cursos mensais à consultora,  para aprimorar cada vez mais o conhecimento sobre os produtos e técnicas para um melhor atendimento das necessidades dos clientes”, assegura.
É necessário desenvolver um bom relacionamento com os clientes, respeitando suas escolhas, sua capacidade de compra e suas particularidades.
Manter um vínculo de amizade é imprescindível. “Muitas vezes a consultora se torna participante da vida do cliente, trocando experiências diversas e transformando suas vidas”, avalia a consultora.
A maioria dos seus clientes é composta por mulheres entre 20 e 45 anos com renda média de três a quatro salários mínimos, que trabalha, não possui muita disponibilidade de horário e mantém certa fidelidade a determinado produto.  A venda pode ocorrer tanto no próprio local de trabalho do cliente, durante um café numa confeitaria ou no ambiente domiciliar.
Segundo Jordana, a venda em ambiente externo é mais rápida e a domiciliar demanda mais, mas acaba gerando uma venda maior. A prova de que é uma atividade rentável está no tempo que ela vive das vendas – 13 anos. Tinha apenas 15 anos quando iniciou.
                              

______________________________________________________________________________   


Consultor de Imagem e Personal Shopper

  
           
Já imaginou como seria ganhar um bom salário para fazer compras para outras pessoas? Pois essa profissão está em alta: é a personal shopper. Esse mercado vem se desenvolvendo de forma promissora em Florianópolis. Mesmo que o orçamento do cliente seja curto, a criatividade do profissional vai funcionar, porque está preparado para qualquer tipo de ocasião. Esse profissional não só ajuda na compra como também dá dicas precisosas de estilo, como o corte ideal das roupas de acordo com o tipo físico e as cores que se adequam aos clientes. Procura, ainda, coordenar as peças novas com o que já se tem no guarda-roupa, entre outras assessorias.
Para a Consultora de Imagem e Personal Shopper, Aline França, nos últimos dois anos, as pessoas começaram a perceber que é mais econômico contratar o trabalho de um Consultor de Imagem, pois este ajuda a definir imagem e estilo coerentes com a personalidade, as preferências, os objetivos e estilo de vida do cliente, evitando que ele continue comprando peças que acabem guardadas com etiquetas nos armários ou que, se usadas, sabotarão sua imagem. “Pensando em custo beneficio, o trabalho se torna super acessível. O Consultor de Imagem é indispensável na vida de todos. A diferença é que muitos ainda não perceberam a importância deste trabalho para sua vida pessoal e profissional”,  defende a pioneira nesta função na Capital.
Por ser uma especialista em moda, imagem e comportamento, ela garante que deixa a vida dos seus clientes mais prática, fazendo com que eles mantenham o foco em seus objetivos/estilos, o que irá resultar em uma imagem adequada por um custo acessível. “Os clientes podem contratar o pacote completo ou optar por algumas das sessões. Vale lembrar que para um resultado completo, é necessário passar por todas as sessões, só assim o cliente estará apto a manter seu estilo pessoal, de forma natural, sem a ajuda de um profissional”, avisa a especialista.
 

____________________________________________________________________


Uma Consultoria de Imagem completa é dividida em seis sessões|

 

Entrevista Inicial/Questionário| a primeira etapa do trabalho visa a obter dados sobre as preferências e objetivos dos clientes, por meio de um questionário para o levantamento sobre o estilo de vida, objetivos e preferências.
 
Análise de Cores| a análise de cores tem como pressuposto a seleção de cores que mais valorizam o cliente. As cores escolhidas são aquelas que realçam sua coloração pessoal.
 
Análise do Tipo Físico| estudo das características físicas para a definição dos modelos de roupas, acessórios e penteado que o cliente deverá adotar.
 
Closet Clearing| avaliação das peças no guarda-roupa do cliente e retirada dos itens que não valorizam sua imagem.
 
Montagem de Looks| coordenação das peças do guarda-roupa, com a montagem de 10 looks que servem como exemplo do novo visual proposto.
 
Entrega do Dossiê| entrega do material de subsídio para o cliente, composto por um dossiê de imagem com recomendações personalizadas sobre sua imagem, estilo, aparência e guarda-roupa, acompanhadas de referências visuais e um leque de cores para ser usado como base para a compra de roupas, acessórios e maquiagem.
Personal Shopping (Sessão Opcional): é a compra de peças, incluindo roupas, sapatos e acessórios.  “Antes da sessão, é feita uma pesquisa em lojas levando-se em conta o orçamento e perfil do cliente. As peças selecionadas serão experimentadas, e decidimos o que comprar”, explica Aline França.
             
Todas as etapas do processo têm como finalidade a criação de uma imagem que satisfaça os objetivos do cliente, respeitando suas características pessoais e mantendo sua identidade. “Além destas etapas, caso seja necessária uma mudança no cabelo, acompanhamos o cliente a um profissional de nossa indicação”, propõe.
“Existem clientes que me procuram para ocasiões especiais como casamentos, formaturas, aniversários, entrevistas de empregos. Nesses casos, minha experiência ajuda a captar as necessidades de meus clientes, resultando na busca e aquisição de peças ou montagem de looks que correspondam às suas expectativas”, declara.
“Sou sócia da empresa Prima – Soluções em Negócios de Moda. Oferecemos diversos serviços, como Consultoria de Imagem e Personal Shopper para pessoa física. O Personal Shopper é um serviço que pode ser contratado independente do produto que o cliente deseja adquirir. Muitos executivos e empresários costumam nos contratar para a compra de presentes, o que inclui roupas, jóias, flores, organização de um jantar romântico”, explica a empresária que também atende em domicílio.
No entanto, auxiliar um cliente na compra de acessórios eróticos, “pode ser um tanto delicado, mas divertido, se você tiver um bom jogo de cintura”, brinca a especialista. A renda de um Consultor de Imagem vai depender do nível de conhecimento, experiência e relacionamento com as pessoas. “Atendo meus clientes e alunos de forma personalizada, dedicando minha atenção total às suas necessidades, me mantendo em constante atualização, o que resultou em muitos clientes satisfeitos e bons relacionamentos”, ressalta.
Para ser um Consultor de Imagem é fundamental ter um bom relacionamento. A melhor divulgação é “o antigo boca a boca, como resultado de um bom trabalho, ganhei credibilidade. Hoje posso dizer que me tornei uma profissional reconhecida e bem conceituada. Considerada, por muitos, referência em Consultoria de Imagem, em Santa Catarina. Isso ajuda, e muito, na captação de clientes”, avisa. “Atuar como Consultora de Imagem e Personal Shopper em coquetéis, eventos e lançamento de coleções também ajuda na divulgação do meu trabalho e a conquistar novos clientes”, completa. 
 

________________________________________________________________________________

              
Designer de jóias exclusivas
 
             
 E que tal ter alguém para ir a sua casa desenhar uma jóia ou semi jóia e confeccioná-la especialmente para você? Parece um luxo, e é, mas não custa mais caro do que comprar numa joalheria. Pelo menos é o que garante a designer argentina de jóias Daniela Zadek. No entanto, é claro que o preço de uma jóia vai ser determinado pela raridade e lapidação de uma pedra.
“Gosto de trabalhar com materiais da terra pela beleza e energia que possuem. Pedras semi preciosas, pedras de todo tipo, como pérolas, madrepérola, corais, madeira e metais nobres. A cor é um aspecto fundamental nas minhas coleções”, conta.

“Sou formada em Design e há oito anos trabalho exclusivamente com design de jóias,  em projetos diferentes e para clientes de diferentes países. Minha trajetória no mundo da joalheria profissional começou em Ibiza quando conheci Jade Jagger (filha de Mick Jagger – Rolling Stone) e comecei desenhando jóias para ela. Jade me levou para Londres onde trabalhei na sua equipe de design na Garrard, joalheiros da Coroa Britânica, criando todo tipo de artigos de luxo. Já na Itália, numa casa de pedra na colina comecei a fazer minhas próprias coleções e continuo este caminho até hoje, apaixonada por meu trabalho, e aqui em Florianópolis”, relata.
Ela trabalha na criação de jóias com edição limitada ou peças únicas para uma clientela que conhece e gosta do seu trabalho, mas também por recomendação de clientes satisfeitos. Mas a maioria já faz contato pelo e-mail (wide_design@yahoo.com.ar), já que seu site ainda está sendo confeccionado. As coleções, que se renovam constantemente, devem figurar entre as novidades que surgirão nos próximos meses.

“Alguém já definiu meu estilo como natural e sofisticado. O perfil do meu cliente é a mulher ou o homem que gosta expressar a sua individualidade, criando seu estilo próprio, com uma elegância ao mesmo tempo leve e espontânea. Uma jóia é um elemento de expressão poderoso. Na minha visão, as jóias não se reduzem à vaidade. São uma forma da mulher compartilhar sua beleza e luz interior com o mundo”, analisa Daniela.
O principal fator para ser um designer, além de estudos, é claro, é ser criativo e inspirado. “As minhas idéias nunca acabam. Tudo me inspira. Tenho mais idéias do que o tempo permite realizar. Sou apaixonada por meu trabalho e a inspiração eu encontro trabalhando. Às vezes, começo sem uma idéia fixa e, guiada pela intuição, acabo fazendo uma bonita jóia. Gosto de ‘achar’ os desenhos brincando com minhas pedras como quem busca conchas na praia, com absoluta liberdade. Este tipo de liberação, muitas vezes, conduz a idéias muito mais interessantes e inovadoras. A encomenda também não limita minha criatividade, ao contrário, responder a uma necessidade específica, pode até potencializar as idéias”, completa.
 
    
________________________________________________________________________________


Professora de Inglês em casa
 
             
 Fernanda Medeiros tem uma rotina dinâmica ensinando inglês na casa de sua clientela. “A rotina de trabalho é extremamente corrida. Diariamente, dou aulas em diferentes pontos da cidade. As aulas são ou no local de trabalho ou na residência dos alunos. Há dias em que atravesso a ponte mais de três vezes”, diz.
Em geral seus alunos são adultos, profissionais liberais - que não têm disponibilidade de tempo para se locomover, pegar trânsito em horários de pico e precisam de um programa focado às suas necessidades.
A rentabilidade da atividade vai depender da qualidade do profissional. Fernanda garante uma renda muito boa, já que é altamente qualificada. “Há 10 anos trabalho como professora e tradutora simultânea”, conta. Além da indicação de clientes, ela capta alunos também usando a internet como ferramenta. “Tenho um site no qual os pretensos alunos e clientes podem conhecer meu trabalho, currículo e parceiros”, esclarece.
Ela também ministra aulas para grupos fechados em empresas, mas seu foco são os alunos particulares. Prefere se dedicar a prestar consultoria na área de idiomas para empresas. “Costumo dar consultoria na contratação de novos colaboradores para tradução simultânea em reuniões e eventos”, explica Fernanda.
A dinâmica das aulas vai depender do nível de conhecimento que o aluno tem do idioma Inglês. “Tem que avaliar o poder cognitivo e o interesse do aluno no aprendizado do idioma. Só a partir daí posso estabelecer o material didático”, analisa. Quanto mais interessado e comprometido com a aprendizagem estiver o aluno, mais rápido subirá de nível.
 
 
 
________________________________________________________________________________

                                   
Dicas das Profissionais
 
             
* Se pretender montar um negócio como entrega de comida em domicílio ou qualquer coisa no ramo da alimentação, é importante observar: o serviço de entrega não deve ser demorado. A área de alimentação oferece uma infinidade de escolhas para a criação de um delivery, mas exige cuidados especiais. O alimento não pode chegar frio ou atrasado na casa do cliente. Quem trabalha no ramo garante que é melhor que os entregadores sejam contratados do fornecedor, porque empresas de serviço de motoboys não entregam um único produto e isso pode acarretar em atrasos e descontentamentos e até perda de clientela. Procure comercializar seu produto nos bairros próximos de onde está sendo feito o alimento. No entanto, há exceções. Como no caso de fornecer comida congelada. Ou ir à casa do cliente para deixar o cardápio pronto para 30 refeições congelado para que ele se organize durante o mês.
             
* Para trabalhar como consultora de cosméticos é preciso ter uma ótima rede de relacionamentos, disponibilidade de horário, ser paciente, dinâmica, responsável, comprometida e ser apaixonada pelo que faz respeitando o cliente acima de tudo.
             
* Para ser um Consultor de Imagem tem que estudar, estar sempre se atualizando, ser bem relacionado, educado e respeitoso. Organização e planejamento também são essenciais. “Para quem deseja ingressar nesse mercado, fica a dica de procurar a Prima, conhecer nossos cursos e se especializar na área, pois somos a única empresa na Grande-Florianópolis que ministra cursos de Consultoria de Imagem e Análise de Cores”, sugere Aline França.

* Para quem tem habilidade com idiomas, o segredo é comprometimento e seriedade. Ter um bom currículo também é fundamental. Não basta dominar um idioma, tem que saber ensinar.
 
 
 
 
 
 
_______________________________________________________________________________ 

 

Takahashi traz novo conceito à cerâmica de Caldas
Cresce participação da mulher na Bolsa
Nativa da Ilha ilustra livro nos EUA
Maria, a dona do equilíbrio e da coragem
Sobe número de mulher em posto de gasolina
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet