NutriÁ„o

Manga

 A manga é considerada a rainha das frutas tropicais, pelo sabor e suculência, sendo a qualidade proporcionada pelos pomares do Brasil insuperável.
Além de saborosa, é uma fruta versátil e muito nutritiva.
As vitaminas do complexo B, presentes em boa quantidade nas suculentas mangas, fazem parte das enzimas digestivas e da absorção dos nutrientes. Sua carência no organismo torna impossível a ingestão equilibrada de carboidratos e proteínas, causando falta de apetite, fadiga, apatia e transtornos no crescimento.
A manga possui, ainda, boa quantidade de um mineral bastante útil ao equilíbrio dos líquidos no corpo: o potássio. É verdade que ela perde para o abacate, a banana, a laranja e o mamão em potássio. Mas sua quantidade na manga é muito significativa. Nesse particular, recentes pesquisas sugerem que o potássio pode ter ação anticancerígena.  Fósforo, magnésio e ferro, em menores quantidades, também estão presentes nessa fruta deliciosa. Eles entram na composição dos músculos, sangue, ossos, dentes e hormônios.
Mas o principal valor da manga está em seu alto teor vitamínico, principalmente de vitaminas A e C, variando, no caso da C, conforme a qualidade da manga. A rosa, por exemplo, é a que possui a mais elevada quota. Da vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, se sabe atualmente que é o melhor combatente dos radicais livres. Os radicais livres são considerados a ferrugem do corpo, provocando envelhecimento precoce. Devido ao alto teor de vitamina A, a manga é um excelente antioxidante do organismo.
 Além das vitaminas A e C, a manga possui as vitaminas B1, B2 e B5. Contém ainda fósforo, cálcio, ferro, proteínas, gorduras e hidratos de carbono.
A manga ajuda a purificar o sangue é um bom diurético. Pura ou em sucos combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.
A fruta, apesar de conter açúcar, é útil em dietas de perda de peso, já que é rica em fibras. Essas, diminuem a absorção de gorduras e dão ao organismo a sensação de saciedade.
Há também uma falsa informação de que manga é uma fruta pesada e indigesta, especialmente se ingerida no desjejum ou à noite. Mas, em vez de prejudicar, têm grande importância como auxiliares dos movimentos peristálticos intestinais.

Sugestão de Receita|
Risoto de Brie e Manga

Ingredientes|
2 xícara(s) (chá) de arroz arbório
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
2 colher(es) (sopa) de manteiga
1500 ml de caldo de legumes
1 copo(s) de vinho branco
1/2 unidade(s) de brie
1 unidade(s) de manga em cubos pequenos
1 maço(s) de rúcula picada(s)
E quanto baste de parmesão ralado(s)

Modo de Fazer|
Refogue a cebola na manteiga e coloque o arroz. Adicione aos poucos o caldo de galinha. Continue mexendo, coloque o vinho branco e quando estiver quase pronto, adicione o queijo brie em pedaços e a manga. Mexa bem até o queijo derreter. Coloque a rúcula e o queijo ralado. Coloque numa travessa e enfeite com pedaços de manga.

Texto| Fernanda Scheer
Fotos| Laura Sachetti

________________________________________________________________________________

 

Coco
PÍra
Acerola
Physalis
Pitanga
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet