NutriÁ„o

Goiaba

 Encontrada em qualquer época do ano, a goiaba é uma fruta muito saudável e saborosa. Seu inconfundível cheiro faz com que seja muito fácil de ser identificada.
Mas, o que as pessoas ainda não sabem, é que a goiaba vermelha é benéfica na redução e prevenção do colesterol, diabetes, pressão arterial e alguns tipos de câncer, especialmente de próstata.
Isso acontece porque a fruta é rica em licopeno, um importante carotenóide, e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras e controlando níveis de açúcar no sangue.
O consumo dessa fruta por si só não prende o intestino, porém seu consumo deve ser evitado em situações onde o intestino já está preso.
Além de todos estes benefícios, a fruta ainda é uma fonte de Vitamina C, vitamina antioxidante importante no combate de envelhecimento precoce e resfriados. É rica também em vitamina A, cálcio, fósforo e ferro.
Portanto, vale a pena incluí-la na dieta alimentar de toda a família, pois isso, associado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos regulares, pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas.
E o melhor de tudo: uma goiaba que pesa 100 gramas, por exemplo, tem apenas 57 calorias.
Dica: A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo para pessoas com restrições à acidez do tomate.


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 Sugestão de Receita|
Mousse de Goiaba e Iogurte Light


Ingredientes|
6 goiabas vermelhas
1 xíc. (chá) de água
1/2 xic. (chá) de açúcar (ou adoçante)
2 xíc. (chá) de iogurte natural desnatado
1 col. (sopa) de raspas de limão

Modo de fazer|
Cozinhe a polpa das goiabas na água até levantar fervura e passe a mistura numa peneira. Bata o caldo no liquidificador com o resto da fruta, o açúcar, o iogurte e as raspas de limão. Distribua em taças e leve à geladeira por uma ou duas horas antes de servir.

Rendimento| 8 porções.
Calorias| 97 calorias cada uma.



Texto| Fernanda Scheer
Fotos| Laura Sachetti

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