NutriÁ„o

Ameixa

 A ameixa é um alimento nutritivo de baixo valor calórico, consumida ao natural, fresca ou seca é um alimento saboroso e saudável. É também muito apreciada em compotas, geléias, doces e sobremesas.
A ameixa fresca tem em média somente 36 calorias e é uma boa fonte fibras. Por suas propriedades laxativas, é indicada para quem tem intestino preso.
Fornece, além disso, boas quantidades de diversos nutrientes, entre eles vitamina C e potássio, nutrientes importantes para quem faz atividade física.
Há diferentes variedades de ameixa, e, entre elas, há diferenças de características e valor nutricional. A ameixa-vermelha, por exemplo, é rica em vitamina A, enquanto que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína. A ameixa-preta apresenta um concentração maior de água, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinárias.
As ameixas passadas tendem a ficar moles, com a casca machucada ou descolorida. As ameixas firmes podem ser guardadas por um ou dois dias, à temperatura ambiente, para amolecerem.
As ameixas frescas não amadurecem depois de colhidas. Antes de comprá-las verifique o brilho da casca e se a fruta está levemente macia. A cor varia muito de uma variedade para a outra e pode não ser um bom indicador de amadurecimento.


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 Sugestão de Receita|
Vitamina laxante


Ingredientes|
1 copo de leite de soja
5 ameixas secas sem caroço
1 colher (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sopa) de linhaça dourada
1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo|
Bata no liquidificador até ficar homogêneo. Sirva a seguir.


Texto| Fernanda Scheer
Fotos| Laura Sachetti

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