NutriÁ„o

Jabuticaba

 A jabuticaba é uma fruta silvestre, de cor roxo-escura ou negra, segundo a variedade da planta, e polpa suculenta e esbranquiçada. Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doce, geléia, licor ou vinho. É rica em ferro e contém, em menos quantidades, cálcio e fósforo. Também fornece algumas vitaminas, principalmente a C, sendo comprada por quilo.
A jabuticaba tem como propriedade principal um composto chamado antocianina. Ele combate radicais livres - moléculas que danificam o material genético e aceleram o envelhecimento.
A substância é encontrada em boa parte das frutas de coloração rosa ou avermelhada e o que torna a jabuticaba especial é o fato dela apresentar uma enorme quantidade desses compostos.
O consumo frequente dessa fruta garante rugas suavizadas e cútis hidratada. O efeito antioxidante de seus nutrientes ajuda na estruturação da pele e também promove o relaxamento das fibras musculares.
Por melhorar a oxigenação dos tecidos, a fruta é indicada também a quem quer se livrar da celulite. A vitamina C associada ao efeito antioxidante é um tratamento eficaz contra os temidos furinhos.
Quando for escolher confira as jabuticabas que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras. Como é uma fruta que se estraga com muita facilidade, consuma a jabuticaba no mesmo dia da compra. Para guardar por 1 ou 2 dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira.


Texto| Fernanda Scheer
Foto| Laura Sachetti

Coco
PÍra
Acerola
Physalis
Pitanga
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet