NutriÁ„o

Pitanga

 Fruta nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai. Apesar de sua origem tropical, pode ser encontrada no sul dos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos.
A pitangueira frutifica de outubro a janeiro, e existe uma grande variação na coloração da fruta, indo do laranja, passando pelo vermelho, e chegando ao roxo, ou quase preto. São ovais, normalmente avermelhadas quando jovem e de coloração verde quando adulta, com um aroma característico.
As folhas da pitangueira têm conhecidas atividades terapêuticas, podem ser usadas em diversos tratamentos (febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares). Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.
A pitanga é muito saborosa e apresenta uma boa quantidade de água, vitaminas e sais minerais, alem de possuir um valor calórico baixo.
A pitanga também apresenta antocianinas, carotenóides e fenóis, que podem funcionar como antiinflamatório nas células, podendo ajudar no tratamento contra o câncer.
O ato de comer pitangas colhidas diretamente no pé faz parte da cultura do brasileiro. Há quem prefira comê-las mais verdes, azedinhas; há quem as aprecie mais maduras, doces e perfumadas. Mas é sempre uma fruta muito apreciada e a sua polpa é agridoce e perfumada. Da sua polpa se obtém sucos, geléias, vinhos, doces e licores.
A presença de licopeno (poderoso antioxidante) em sua composição é responsável pela coloração vermelha intensa da fruta.
A maior parte dos fitoquímicos estão presentes na casca, (geralmente, é consumida sem a retirada da fina casca que protege a polpa) e a melhor escolha e a fruta madura, que disponibiliza melhor esses nutrientes.
Em 100 gramas de polpa de pitanga, possui: 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C.

____________________________________________________________________ 

 Sugestão de receita|
Filé de truta ao molho de pitanga com gengibre

Ingredientes (para uma pessoa)

1 filé de truta
1 e 1/2 xícara (chá) de pitanga
1 xícara (chá) de caldo de frango ou de legumes
1 colher (sobremesa) de mel
5 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (café) de gengibre descascado
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 copo de água

Modo de preparo|

* Bata a água com as pitangas, coe e reserve.
* Em uma frigideira, misture o açúcar com o gengibre.
* Adicione o caldo de frango, a pitanga batida com água e engrosse com o amido de milho.
* Depois de pronto, adicione o mel e misture.
* Grelhe o peixe e distribua o molho de pitangas sobre ele. Sirva com um mix de folhas e tomate-cereja.

Calorias| 602 calorias por porção

Texto - Fonte| www.embrapa.br
Giovana Bortoli CRN 24831
Fotos| Laura Sachetti

________________________________________________________________________________

Coco
PÍra
Acerola
Physalis
Jabuticaba
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet