NutriÁ„o

Acerola

 Aos poucos, as frutas estão deixando de ser apenas sobremesa, estão sendo consideradas um alimento que faz muito bem à saúde. As frutas reforçam a defesa do nosso organismo, ajudam a evitar doenças graves.
A acerola é considerada a fruta campeã de vitamina C. Por mais que acreditem que a laranja é riquíssima em vitamina C, a acerola tem 40 vezes mais vitamina C do que a laranja.
É uma fruta tropical, nativa do mar das Antilhas, por isso também chamada de Cereja-das-Antilhas. A acerola chegou a ser declarada segredo de Estado quando descoberta, sendo proibida a sua saída de países onde fosse cultivada e industrializada. No Brasil, a acerola é produzida em regiões de clima quente e a sua frutificação ocorre de três a quatro vezes por ano.
Além de possuir grande quantidade vitamina C (em 100 g da parte comestível da fruta as pode-se encontrar até 80 vezes mais vitamina C que na mesma quantidade de limão ou laranja) é uma excelente fonte de vitaminas A, B1 e B2, é rica em cálcio, fósforo e ferro. Pode ser consumida ao natural, na forma de sucos, refrescos, sorvetes, doces, geléias e compotas.
O nosso organismo necessita de 60 miligramas de vitamina C por dia, sendo que as pessoas com estresse, quando submetidas a um estresse muito elevado ou pessoas que fumam, necessitam de maior quantidade deste nutriente. Para suprir essas necessidades com um suco de laranja, você necessitaria de um copo de 200ml, já utilizando a acerola, somente uma pequena quantidade.
Todos os frutos avermelhados, cor de laranja e amarelos possuem carotenóides, principalmente betacaroteno e licopeno. Eles podem reforçar a nossa defesa imunológica, evitando que a pessoa chegue a ter ou desenvolver um câncer ou outra doença degenerativa.
Uma vez colhida a fruta apodrece rapidamente, por isso é difícil encontrá-la in natura. Por ser extremamente delicada, é quase impossível, a não ser quando se tem acesso à aceroleira. E quando se encontra, os preços não são dos mais atraentes.
Mesmo assim, é possível preparar deliciosas receitas usando a poupa da fruta, que é vendida congelada.

Curiosidades|
* A acerola apresenta, em uma mesma quantidade de polpa, até 100 vezes mais vitamina C que a laranja e o limão, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora.
* Apenas 4 unidades da fruta suprem a necessidade diária de vitaminas C de um adulto.
* O Brasil ocupa a posição de maior produtor, consumidor e exportador mundial de acerola.

Nome científico| Malpighia glabra Linn

Trechos extraídos do texto do site| www.todafruta.com.br

________________________________________________________________________________


 Sugestão de Receita|
Mousse de acerola

Ingredientes|
1 envelope de gelatina em pó sem sabor (12g)
1 lata de leite condensado
1 garrafa de suco de acerola concentrado (500ml
3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar

Calda
1/2 xícara (chá) de açúcar gota de suco de limão
1 xícara (chá) de suco de acerola concentrado

Modo de preparo|

Mousse
Misture a gelatina com cinco colheres (sopa) de água, leve-a ao fogo, em banho-maria, até dissolver. Bata no liquidificador o leite condensado, o suco e a gelatina e reserve. Bata as claras em neve com o açúcar e misture-as delicadamente ao creme de acerola reservado. Distribua a mousse em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas.

Calda
Em uma panela misture o açúcar, o suco de limão e o suco de acerola e leve ao fogo deixando ferver até obter uma calda rala. Espere esfriar e sirva com as mousses.

Giovana Bortoli CRN 24831
Fotos| Laura Sachetti

________________________________________________________________________________

 

Coco
PÍra
Physalis
Pitanga
Jabuticaba
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet