NutriÁ„o

PÍra

 Uma pesquisa do Instituto de Medicina Social da Universidade do Rio Janeiro - e publicada no Journal of Nutrition, uma das mais respeitadas revistas americanas sobre nutrição - mostrou que mulheres que comeram três pêras por dia durante 12 semanas consumiram menos calorias e perderam mais peso do que as que não ingeriram nenhuma fruta.
A pêra tem a grande vantagem de ser bem fibrosa. Concentra, em média, 3 gramas de fibras totais por 100 gramas - quase o dobro da maçã, que fornece 1,6 grama. Além disso, o consumo de uma unidade representa 12% da necessidade diária de fibras, que é de aproximadamente 25 gramas por dia. Ela também é grande fonte de fibras insolúveis, que estão relacionadas à prevenção da prisão de ventre e de doenças como diverticulite e câncer de cólon. A pêra é bactericida, possui propriedades anticancerígenas e é benéfica em dietas para pessoas alérgicas.
Possui ácidos hidroxiciâmicos que ajudam a inibir o crescimento de bactérias potencialmente danosas, como a Shigella Sonnei, causadora da gastrenterite grave. É necessário consumi-la com a casca, pois sua substância benéfica fica concentrada próxima dela; Podem ser assadas ou cozidas e usadas em saladas de frutas; Descascada, cozida ou em forma de purês em adição de açúcar, é excelente para bebês.
Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.
Contendo ainda vitaminas A e C, a pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso.
Como contém muitas fibras, a pêra é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.
A pêra de boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira. Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geléias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão.


 Curiosidades|

* Contém cerca de 56 calorias em 100 gramas.
* Mulher deve comer pêra para uma saúde melhor
* Suculenta, ela hidrata, refresca e harmoniza o organismo, especialmente das mulheres.
* Segundo a medicina oriental, a pêra ameniza transtornos femininos, como o inchaço no período pré – menstrual. Na antiguidade, esse poder era associado ao formato da fruta cortada ao meio, formando o desenho de um útero, mas hoje já há provas científicas dos seus benefícios, pois sabemos que é rica em potássio, o que ajuda a eliminar o excesso de líquidos no corpo.

Vale lembrar que a pêra, como toda fruta, também contém açúcar em forma de frutose. O ideal é que se consuma entre duas e três porções de frutas por dia.
Os benefícios que uma alimentação saudável pode nos trazer são inúmeros, portanto não deixe de incluir em seu cardápio diário frutas como a pêra, além de verduras e legumes! A boa nutrição especialmente nas mulheres reflete não só internamente, mas também externamente, através de cabelos mais brilhantes, unhas mais firmes e pele sempre lisinha!


________________________________________________________________________________


Sugestão de receita|


SUCO ANTI-ESTRESSE

Indicação|
a pêra é rica em fibras e ajuda a hidratar. O lêvedo de cerveja e a banana estimulam o bem-estar. O morango é calmante.


Ingredientes|
2 copos de água;
10 morangos;
1/2 pêra rígida;
1 banana madura;
1 colher (sopa) de lêvedo de cerveja


Modo de preparo|

No liquidificador, bata as frutas com água. Por último, acrescente o lêvedo de cerveja, misturando com a colher. Enfeite com um morango.

________________________________________________________________________________


TORTA DE PÊRAS


Ingredientes|
6 colheres (sopa) de farinha de trigo 
6 colheres (sopa) de maisena 
6 colheres (sopa) de açúcar 
2 colheres (chá) de fermento em pó 
uma pitada de sal 
3 ovos 
2 colheres (sopa) de leite 
4 pêras descascadas e cortadas em cubos

Modo de preparo| 
Peneire a farinha com a maisena e misture com o açúcar, o fermento e o sal. Coloque os ovos no centro e misture cuidadosamente. Junte o leite e as peras. Misture bem e despeje numa fôrma untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno médio, por cerca de 35 a 45 minutos. Deixe esfriar e retire da forma.
Antes de retirar do forno, verifique se está bem assado e se no meio a torta não está úmida. Pode ser conservada até uma semana se for embrulhada em papel de alumínio.

Texto extraído dos sites www.anutricionista.com e http://saude.abril.com.br

Giovana Bortoli CRN 24831
Fotos| Laura Sachetti

_______________________________________________________________________________ 

Coco
Acerola
Physalis
Pitanga
Jabuticaba
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet