Fala Peludo

Căes viajam nas férias

“Os cães são nosso elo com o Paraíso. Eles não sabem o que é maldade, inveja ou insatisfação. Sentar num parque, praia  ou montanha ao lado de um cão, numa tarde maravilhosa de férias, é estar de volta ao Éden, onde não fazer nada não era tédio – era paz.”  - Milan Kundera.

 Você quer sair de férias e viajar com seu dog e não sabe os procedimentos básicos? Não se preocupe, selecionei as maiores dúvidas dos viajantes e trago as soluções para vocês.

PARA QUALQUER VIAGEM:
- seu dog deve estar com a vacina anual em dia;
- pulgas e carrapatos, já são coisas do passado, é só dar Program Plus uma vez por mês e seu cão estará livre deles e de quebra já previne também a dirofilariose (verme do coração) e outros vermes;
- ele deve estar com a saúde em dia. Consulte seu veterinário para conferir e pegar o atestado de saúde para comprovar sua sanidade física.

VIAJANDO DE CARRO:  
- Não alimente o seu cão mais ou menos 3 horas antes de você pegar a estrada.
- Legal seria dar uma caminhada (cansaço) antes de viajar, pois ele ficaria bem mais tranqüilo.
- Leve o prato de água dele e dê água fresca quando parar  para abastecer seu carro.
- Não esqueça a coleira e a cada parada dê uma caminhada pelo posto para um xixi “básico” e uma esticadinha! Lembre-se, também dos saquinhos plásticos para o caso de um cocô. SEJA UM DONO EDUCADO!
- Leve a ração já na quantidade certa que irá precisar para durar toda a viagem ,  porque às vezes , dependendo do lugar que você for não encontrará a ração igual e, se você mudar, repentinamente, poderá causar uma dor de barriga indesejável e debilitante para ele
- Leve também a caminha ou coberta que ele sempre dorme, alguns brinquedos, ossinhos, bolinhas, etc.
- Não esqueça de que na coleira deve ter uma plaquinha com o seu nome e telefone celular no caso dele se perder
- Confira se você for ficar em hotel, se aceitam cães ou na casa que você irá alugar, ou reserve na cidade, com antecedência, pois nesta época do ano costumam estar lotados, um hotel para cães e se informe sobre o atendimento, o tamanho das instalações e se tem alguém que fique 24 horas no estabelecimento.

VIAJANDO DE AVIÃO:

 Todos os itens acima são, também, importantes na viagem de avião. Além deles:
- Você vai precisar de uma CAIXA DE TRANSPORTE, que você pode alugar ou comprar  e que seja de acordo com o tamanho do seu cão, nem muito grande, nem pequena demais. Ela tem que caber o cão em pé e que ele consiga dar a volta , que seja confortável para ele e que caiba também um prato de água. Coloque a coberta dele junto e uma peça de roupa sua, com o seu cheiro para ele sentir-se mais seguro;
- Converse com o seu veterinário no caso de viagens longas sobre a necessidade de ministrar um calmante para ele ficar tranqüilo ou um remédio contra enjôos;
- Coloque na  Caixa uma etiqueta com o destino, seu nome e telefone em caso de extravio;
- Evite vôos com muitas conexões;
- Acostume, uns dias antes de viajar, seu cão com a Caixa , exemplo: faça ele dormir nela para ir se familiarizando.
NO CASO DE VIAGENS INTERNACIONAIS:
Cada país tem uma legislação específica: leia, informe-se, antes de viajar. Na Internet tem uma infinidade de sites sobre o assunto ou com o seu veterinário ou com o seu agente de viagens.
Nas viagens para o exterior são necessários o GTA – Guia de Trânsito Animal e o CZI – Certificado Zoosanitário Internacional. O primeiro pode ser emitido por qualquer veterinário credenciado no Ministério da Agricultura e o outro, apenas pelos que prestam serviços nas Delegacias Federais da Agricultura dos aeroportos internacionais.

 Exemplos: na Inglaterra é o pior! Nem pense em levar o seu dog se for por pouco tempo. Eles exigem uma “quarentena” que dura 6 meses !!! Absurdo, né?   But...
EUA: precisa de atestado específico de saúde para viagens junto com a Guia de Embarque emitida pelo Ministério da Agricultura. A vacina de raiva tem que ser tomada até 30 dias antes da viagem.
DETALHE: se o seu cão pesar menos do que 5 kgs, pode ir com você dentro da cabine do avião, claro, pagando mais uma passagem para ele e se quiser um tratamento ‘VID’(Very Important Dog’s) pode ir até de 1ª classe na poltrona ao seu lado! Afinal ele é ou não o seu melhor amigo?
Cães grandes dentro da cabine somente os cães guia de cegos, legal isso. “Que evolução” !!!

Obs.: Se você for para Miami (EUA) existe uma super petshop que se chama “Pet Super Market”. É uma rede que tem em toda a Flórida. Parece um supermercado para cachorros. Tem uma variedade enorme de produtos para todos os gostos e raças, você e seu dog irão adorar e não esqueça o  cartão internacional: “AMERICÃO  EXPRESS“. Seu dog irá precisar dele, com certeza!!!

 Dica de um hotel 5 estrelas para o seu cachorro: mais uma mordomia para nossos amigos peludos Pelo menos para os dogs que freqüentam o Crillon Hotel, o ultra sofisticado hotel parisiense instalado num palácio do Século XVIII na Place de la Concorde. O “Dog de Crillon” é um programa de mordomias destinado, especialmente, para cães que acompanham seus hóspedes. Os mimos incluem um cartão de boas vindas, uma medalhinha com a logo do hotel, serviços de dog-walker para passeios, uma confortável cama para repouso e um menu canino com duas opções: carne moída com arroz ou peito de frango desfiado com legumes variados.
Quer mole, ou quer mais? As refeições vêm com uma garrafa de água mineral e são entregues no quarto e custam cerca de 13 euros, as demais regalias são cortesia da casa. Quer saber quanto custa este mimo para o seu peludo? Diárias a partir de  560 euros.
P.S: Estando em Paris e querendo hospedar-se lá com o seu dog, aí vai o telefone para contato: Informações (33 1) 4471-1500.

É isso: reveja todos os itens, confira a documentação, arrume sua mala e a do seu dog e...
BOA VIAGEM !
GOOD TRIP!
BON VOYAGE!
BUON VIAGGIO !

Dica cultural da Fala Peludo: livros para ler nas férias:
-
“Cães são de Marte, Donos são de Vênus” – Como entender o seu cão e fazê-lo feliz. Autora: Patrícia B. McConnell, Edit. Prestígio
- “Marley & Eu” – A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo. Autor: John Grogan, Edit. Prestígio. (Obs. 1º lugar no The New York Times e na Revista Veja. Descubra porque o livro está fazendo tanto sucesso.).
Au-Au   para vocês  e até a próxima !!
Contato: cristina8barreto@yahoo.com.br

Agradecimentos AGROVETERINÁRIA 3 IRMÃOS
Fone: 3333.2745  www.agroveterinaria3irmaos.com.br
 
    

By Cristina Lima Barreto
Psicóloga e Consultora de Cães

 

       
Căes viajam nas férias
Dentista para căes
Amor imortalizado em arte
Retrospectiva canina
Dicas culturais
Căoversando
       
 
   
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet